Senhores parceiros, colaboradores e público em geral, imbuídos do senso de coletividade as Lojas (MB) abre este espaço para somar ideias, fomentar projetos e iniciativas que certamente estão voltadas para a melhoria da sociedade em que vivemos. Precisamos recorrer ao mais profundo gesto de amor ao próximo e a humanidade, com atos de extremo desprendimento e generosidade.
Gostaria de convidar a vocês, suas famílias e suas empresas a se engajarem de alguma forma nos projetos abaixo relacionados ou qualquer outro com o objetivo de praticar o bem comum. Disponibilizaremos alguns links no qual você poderá conhecer nossos objetivos e se aprofundar nos temas para defesa da causa proposta.
Lembrando que o seu envolvimento pode se dar das seguintes formas:
- Sendo voluntário;
- Com donativos,
- Doação em espécie.
Todas as formas listadas acima se inserem no contexto de prestar apoio à determinada causa e entidade, e sua participação pode se dar com a disponibilização de seu tempo, conhecimento prático e teórico, podendo ainda ser através de doação de objetos, roupas, alimentos ou outra forma que julgar conveniente ao fortalecimento da causa.
A doação em espécie será feita por ato de mera liberalidade dos colaboradores, através de deposito em instituição financeira a ser previamente determinada, podendo ser abatida na declaração de Imposto de Renda do doador. Essa modalidade de doação é interessante para ambas às partes, pois o doador fica em dia com as suas obrigações fiscais e ajuda projetos de utilidade pública e sem fins lucrativos, cadastrados em condições legais de receber doações. É importante ressaltar que tanto a pessoa física quanto a jurídica podem destinar parte do seu Imposto de Renda para doação em espécie.
Disponibilizaremos aqui links de instituições e causas na qual você poderá pesquisar e se solidarizar por elas:
ORQUESTRA MARÉ DA MANHÃ - Transformando Vidas Através da Música:
Dezesseis de janeiro de 1999, um carro azul com marcas de sangue é abandonado em uma rua próxima ao Complexo de Favelas da Maré. Os investigadores da DAS (Divisão Antissequestro), concluem, depois de alguns dias, que ali, naquela região, viveria o assassino do Maestro Armando Prazeres, que dirigia o veículo na véspera e havia sido sequestrado no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro.
O que ninguém poderia imaginar é que este episódio doloroso traria para a Maré um homem que mudaria a vida de crianças e adolescentes da região. Carlos Eduardo Prazeres, filho do maestro, decidiria começar ali um dos mais importantes projetos de transformação de vida através da música, inspirado no trabalho do pai.
A escolha da região foi a forma que Carlos Eduardo encontrou de virar a página dolorosa de sua vida. Onde interromperam o sonho de Armando Prazeres levar música às comunidades, Carlos Eduardo Prazeres o fez renascer.
Criado em agosto de 2010, o Projeto Orquestra Maré do Amanhã ensina música clássica a crianças e adolescentes de uma das mais violentas favelas do Rio de Janeiro.
GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança Com Câncer:
O GRAACC nasce em 1991 para garantir todas as chances de cura do câncer infantil.
MISSÃO: Garantir a crianças e adolescentes com câncer, dentro do mais avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida.
VALORES: Competência | Ética | Transparência | Solidariedade | Trabalho em Equipe | Igualdade nas Relações | Sustentabilidade.
VISÃO: Ser reconhecido como centro de referência sustentável de ensino, pesquisa, diagnóstico e tratamento do câncer infanto-juvenil, prioritariamente para crianças e jovens de baixa renda, promovendo impacto na assistência à saúde.
https://www.graacc.org.br/doar/
APAE RIO - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais:
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE RIO nasceu em 1954, em 11 de dezembro, no Rio de Janeiro. É uma organização social e sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla.
A instituição é resultado de um movimento pioneiro no país, que surgiu no século passado, por iniciativa de Beatrice Bemis, recém-chegada ao Brasil e mãe de uma criança com Síndrome de Down, que por não encontrar nenhuma entidade de acolhimento, começou a reunir pais e amigos de pessoas com necessidades especiais com objetivo de sanar a questão. E ao lado de seu marido, o diplomata George Bemis, começou a lutar por um espaço que oferecesse atendimento às pessoas com deficiência intelectual. A partir de então, o casal de diplomatas representantes dos Estados Unidos aliaram-se a outros diplomatas, pais, amigos e médicos que tratavam pessoas com deficiência.
A primeira reunião do Conselho Deliberativo ocorreu em março do ano seguinte, na sede da Sociedade Pestalozzi do Brasil, que colocou à disposição, parte de um prédio, para que instalassem uma escola para crianças excepcionais. Assim a APAE deu inicio aos seus trabalhos pedagógicos, formando duas turmas com 20 crianças com deficiência. Logo o movimento apaeano se espalhou para outras capitais e cidades do interior.
Ao longo das décadas a APAE se tornou uma grande rede e está presente em mais de 2.200 municípios, em todo território nacional e se transformou praticamente, no maior movimento comunitário do Brasil e do mundo, em sua área de atuação, atendendo mais de 700 mil assistidos.
INSTITUTO REDE ABRIGO - Ninguém Cresce Sozinho:
O Instituto Rede Abrigo é uma organização social sem fins lucrativos que desenvolve e promove soluções para a melhoria do acolhimento institucional de crianças e adolescentes no estado do Rio de Janeiro.
Nosso objetivo é dar suporte técnico e operacional às instituições envolvidas com a aplicação desta medida de proteção, por meio de projetos e/ou ações desenvolvidas a partir de uma compreensão aprofundada da política de acolhimento, bem como da sua situação.
Por acreditarmos que ninguém cresce sozinho, buscamos em todo momento a garantia dos direitos das crianças e adolescentes acolhidos e os seus interesses.
O acolhimento institucional de crianças e adolescentes - ou, como popularmente são conhecidos, abrigos - é uma medida de proteção aplicada em casos de risco ou violação de algum direito de crianças e adolescentes e sua aplicação passa por diversas etapas e instituições.
Nosso papel é ouvir todas essas instituições, entender a situação da aplicação dessa medida em todas as suas etapas, e assim reconhecer quais são as dificuldades das instituições que a executam. A partir dessa compreensão, construímos juntos com esses atores soluções eficazes para suas necessidades, e as executamos mobilizando e articulando empresas, pessoas e poder público através de ações, projetos, campanhas ou qualquer outro formato eficiente na promoção dessa solução.
PARES - Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio:
Em 1976, a Arquidiocese do Rio de Janeiro iniciou um trabalho pioneiro de assistência a refugiados que chegavam à cidade. Eles vinham de países vizinhos, como Argentina, Chile e Uruguai, fugindo da perseguição política exercida pelos regimes militares da época. Como o Brasil também estava sob governo militar, o Rio de Janeiro servia apenas como rota para que os refugiados chegassem à Europa.
O então arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eugênio Sales, decidiu instalar um serviço permanente de ajuda a refugiados, oferecendo abrigo e, com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), buscando encontrar um terceiro país que pudesse protegê-los. O cardeal designou a Cáritas RJ para assumir essa tarefa em nome da Arquidiocese, dando origem ao primeiro trabalho sistematizado de atendimento a refugiados no Brasil.
MSF - Médicos Sem Fronteiras:
A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto socorriam vítimas em meio a uma guerra civil brutal, os profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos, que faziam com que muitos se calassem, ainda que diante de situações gritantes. MSF surge, então, como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas. Em 1999, MSF recebeu o prêmio Nobel da Paz.
A atuação de Médicos Sem Fronteiras é, acima de tudo, médica. A organização leva assistência e cuidados preventivos a quem necessita, independentemente do país onde se encontram.
Em situações em que a atuação médica não é suficiente para garantir a sobrevivência de determinada população – como ocorre em casos de extrema urgência –, a organização pode fornecer água, alimentos, saneamento e abrigos. Esse tipo de ação se dá prioritariamente em períodos de crise, quando o equilíbrio anterior de uma situação é rompido e a vida das pessoas é ameaçada.
A atuação de MSF respeita as regras da ética médica, em particular, o dever de oferecer auxílio sem prejudicar qualquer indivíduo ou grupo e a imparcialidade, garantindo o direito à confidencialidade. Ninguém pode ser punido por exercer uma atividade médica de acordo com o código de ética profissional, não importando as circunstâncias, nem quem são os beneficiários.
ONG SOCIAL SKATE - Manobra do Bem:
A Associação Social Skate tem como proposta, a realização de atos que visem a inclusão social, educacional e cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através de atividades esportivas, culturais e de lazer.
Ela surgiu no ano de 2011 com o intuito de melhorar o convívio local entre as crianças e adolescentes no Bairro de Calmon Viana, na cidade de Poá oferecendo atividade esportiva de maneira interdisciplinar, com a junção de educação, esporte, cultura e lazer. Atendemos em média 800 crianças e adolescentes no período entre 2011 e 2015. Antes de fundarmos a Social Skate, o projeto existiu durante 10 anos na Fundação Casa, e ao notar a dificuldade de recuperação dos jovens que cumpriam medidas sócio educativas, resolvemos no ano de 2011 a Associação Social Skate com um trabalho preventivo, com o objetivo de orientar e dar oportunidade de crianças e adolescentes construírem seu futuro longe das situações que a vulnerabilidade social oferece.
MISSÃO: Desenvolver o espírito de cidadania, formação moral e intelectual das crianças, adolescentes e jovens por meio da cultura, da arte, da educação e do esporte (Skate).
VISÃO: Referenciar como meio de garantia de direitos e deveres das crianças, adolescentes e suas famílias transformando suas realidades sociais de maneira positiva, fortalecendo vínculos e desenvolvendo suas potencialidades.
VALORES: Cidadania I Dedicação I Ética I Respeito Responsabilidade Social, Solidariedade I Sustentabilidade I Fortalecimento de Vínculos.
INSTITUTO HORAS DA VIDA - Uma Hora que Transforma a Sua Vida:
Somos uma instituição sem fins lucrativos que por meio de uma rede de voluntários de profissionais de saúde, promove a inclusão social e o acesso a saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social que geralmente são assistidas por organizações sociais do terceiro setor.
Atuamos com foco na atenção primária em 30 especialidades e nossas ações englobam consultas, exames, mutirões e palestras sobre saúde, doação de óculos e mapeamento populacional das organizações beneficiadas pelo Horas da Vida.
O nosso objetivo é diminuir as lacunas do sistema público de saúde oferecendo um atendimento humanizado, a fim de conscientizar a população sobre a importância do auto cuidado.
BEM QUERER MULHER:
Bem Querer Mulher é um programa criado em 2004 com o apoio da ONU Mulheres por iniciativa de um grupo de lideranças empresariais e sociais, objetivando ser um canal de adesão de pessoas e empresas ao enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil.
O BQM realiza eventos, promove parcerias com empresas e arrecada doações, destinando o recurso de forma auditada e planejada para movimentos e organizações locais que atuam na defesa das mulheres em regiões de baixa renda. Atua, portanto, em parceria e fortalece as lideranças locais, oferecendo capacitação, apoio, recursos e acompanhamento das suas atividades.
Nosso propósito: conectar quem possui recursos e interesse na causa, com organizações e lideranças capazes de atuar localmente na proteção e no empoderamento das mulheres vítimas, otimizando os resultados sociais por meio de visão sistêmica e metodologia testada.
SAIBA COMO DOAR UTILIZANDO O IMPOSTO DE RENDA:
COMITE PELA CIDADANIA:
O Comitê pela Cidadania foi criado em 1993 com o objetivo de apoiar a campanha do sociólogo Betinho. Durante essa trajetória de 27 anos, realizamos entregas de cestas básicas, campanhas de natal, arrecadação de material escolar e doação de trabalho voluntário. O Comitê pela Cidadania vem mudando o seu foco de atuação, para capacitação de ONGS e na captação de recursos para projetos sociais de mais de 20 Instituições.
https://comitepelacidadania.org/destinacao-solidaria/
CHILDFUND BRASIL:
O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.
https://www.childfundbrasil.org.br/blog/doacao-de-imposto-de-renda-7-mitos-e- verdades/#1_Doar_para_ONGs_pode_abater_ate_3_do_Imposto_de_Renda
AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente:
É uma organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico- terapêutica de excelência em Ortopedia e Reabilitação. A Instituição atende pessoas de todas as idades, recebendo pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e particular.